Um dia de domingo (19 anos sem Tim Maia)

15 de março de 1998

Era um domingo nublado, frio. Me lembro bem desse dia. Estava na casa do meu padrinho para mais um almoço de família. As vozes de adultos e crianças se entrelaçavam como normalmente acontecia em cada encontro dos parentes. A princípio seria mais um dia comum de confraternização, mas não foi.

As alegres falas, as risadas e as brincadeiras foram interrompidas por uma sinistra melodia. Mais um ‘Plantão da Globo’ entrava no ar e já era de conhecimento de todos que provavelmente a notícia que viria a seguir não era boa. Até mesmo eu, com apenas oito anos de idade, sabia todos os motivos para qualquer pessoa neste país congelar ao ouvir e ver aquela vinheta.

Não me lembro de quem era a voz que anunciou a notícia, mas ela veio. Tim Maia estava morto. Uma semana após sair do palco do Teatro Municipal de Niterói, sem a mínima condição de demonstrar sua voz nas canções que iam do “mela-cueca” ao “esquenta-suvaco”. Entrar em uma ambulância que o levou ao Hospital Universitário Antônio Pedro para o martírio que acabou naquele dia 15 de março.

Naquela época, como qualquer criança, não sabia entender sobre esse destino cruel que temos, mas depois entendi que podemos vencer a morte a partir daqueles que ficam. Sebastião Rodrigues Maia se foi, mas o “sindico” ficou e ficará a cada vez que lembrarmos suas músicas que nos fizeram alegre.

Cada canção que nos emociona até hoje como “Um dia de domingo”… Não o domingo triste como aquele 15 de março de 19 anos atrás, mas um “domingo” lindamente cantado em um dos maiores duetos da história da música brasileira (provavelmente atrás apenas da parceria entre Elis Regina e Tom Jobim). Gal Costa abrilhantou ainda mais aquela canção cantada por Tim e escrita por Paulo Massadas e Michael Sullivan.

Viva Tim! Viva o síndico!

Advertisements

One thought on “Um dia de domingo (19 anos sem Tim Maia)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s